Você pode inscrever seu trabalho para 2023.
Você é nosso convidado: você que atua ou deseja atuar e ser valorizado como pesquisador. Nossa missão é Incentivar a pesquisa e o aprofundamento técnico na área veterinária de animais de companhia
O Congresso Vet em Foco – IBVET proporcionará à classe Veterinária a oportunidade de apresentar e divulgar suas atividades e pesquisas por meio da apresentação de trabalhos. Graduandos, pós-graduandos, pesquisadores, docentes e profissionais autônomos poderão participar.
A apresentação de trabalhos será dividida por categorias valorizando ainda mais cada trabalho. Em cada categoria poderão ser apresentados trabalhos na área de pequenos animais com diversos enfoques como cardiologia, emergência, ortopedia, nefrologia, cirurgia, dermatologia, diagnóstico, patologia, anestesia, oftalmologia, oncologia e intensivismo. Haverá comissão avaliadora, que será responsável pela aprovação e seleção dos melhores trabalhos, e comissão julgadora, que fará a avaliação das apresentações em poster e orais.
SÃO 3 CATEGORIAS
Categoria A:
Trabalho Científico
Categoria B:
Trabalhos de Residentes / Pós-graduação Lato sensu
Categoria C:
Trabalhos Iniciantes
TROFÉU DE DESTAQUE NAS ÁREAS DE:
Anestesia – Cardiologia – Cirurgia – Dermatologia – Diagnóstico por Imagem – Emergência – Intensivismo – Nefrologia – Ortopedia -Patologia – Oftalmologia -Oncologia
Como participar?
O Congresso Vet em Foco- IBVET proporcionará a classe Veterinária a oportunidade de apresentar e divulgar suas atividades e pesquisas por meio da apresentação de trabalhos. Acadêmicos, pós-graduandos, pesquisadores, docentes e profissionais autônomos poderão participar.
A apresentação de trabalhos será dividida por categorias valorizando ainda mais cada trabalho. Em cada categoria poderão ser apresentados trabalhos na área de pequenos animais, com enfoque em todas as áreas:
cardiologia, emergência, ortopedia, nefrologia, cirurgia, dermatologia, diagnóstico por imagem, patologia, anestesia, oftalmologia, oncologia e intensivismo. Confira no quadro desse folheto as premiações e os troféus de destaque que teremos esse ano. Serão mais de 15 mil reais em prêmios.
Haverá comissão avaliadora, que será responsável pela aprovação e seleção dos melhores trabalhos, e comissão julgadora, que fará a avaliação das apresentações em poster e orais.
Categorias:
Categoria A: Trabalho Científico
Categoria B: Trabalhos de Residentes / Pós-graduação Lato sensu
Categoria C: Trabalhos Iniciantes
Inscrições:
R$ 250,00
A inscrição para o Prêmio Científico converte 99% do valor investido em desconto para participar de 01 dia do congresso Vet em Foco. Para a troca para a inscrição do congresso, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail: [email protected]. A Inscrição dá direito a submissão de1 trabalho. Para a submissão de mais de um trabalho a taxa será de R$100,00 por trabalho adicional.
Premiações:
São mais de R$ 15.000,00
em prêmios
Para o 1º Lugar:
• Trabalho Científico: R$ 4.000,00
• Trabalhos de Residentes /
Pós graduação e Lato sensu: R$ 3.000,00
• Iniciantes: R$ 2.000,00
Para o 2º Lugar:
• Trabalho Científico: R$ 2.000,00
• Trabalhos de Residentes /
Pós graduação e Lato sensu: R$ 1.500,00
• Iniciantes: R$ 1.000,00
Para o 3º Lugar:
• Trabalho Científico: R$ 500,00
• Trabalhos de Residentes /
Pós graduação e Lato sensu: R$ 500,00
• Iniciantes: R$ 500,00
Troféu de Destaque:
Nas áreas de: Cardiologia, Emergência, Ortopedia, Nefrologia, Cirurgia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem, Patologia, Anestesia, Oftalmologia, Oncologia e Intensivismo.
Etapas e datas:
Etapa 1 – Submissão do trabalho:
1.1 – Submissão regular: de 01/06/2022 até 30/01/2023
1.2 – Submissão com taxa de urgência no valor de R$100,00: de 01/02/2023 a 28/02/2023
Etapa 2 e 3 – Divulgação da lista de trabalhos aprovados para apresentação (no site do Prêmio):
Trabalhados encaminhados até 30/01: dia 01/03/2023
Trabalhos encaminhados no período de urgência: dia 25/03/2023
Etapa 4 – Montagem dos posters:
Dia 25 de abril, das 10h00 às 13h00, de acordo com a categoria, no pavilhão do Congresso (área de posters)
Categoria A: das 09h00 às 10h00 – Categoria B: das 10h00 às 11h00 – Categoria C: das 11h00 às 12h00
Etapa 5 – Apresentação do poster:
•Dia 25 de abril
•Categoria A: das 18h00 às 18h30 –
•Categoria B: das 18h30 às 19h00 –
•Categoria C: das 19h00 às 19h30
(É imprescindível a presença do apresentador para tirar dúvidas dos avaliadores).
Etapa 6 – Seleção dos finalistas:
Será afixado no poster dos finalistas uma roseta de destaque, indicando a participação na apresentação oral e consequentemente na disputa pelo prêmio.
Etapa 7 – Apresentação oral (finalistas):
Dia 26 de abril
Categoria A: das 12h30 às 13h00 –
Categoria B: das 13h00 às 13h30 –
Categoria C: das 13h30 às 14h00
Etapa 8 – Entrega dos prêmios (todas as categorias):
Dia 26 de abril, às 18h00
Coordenação geral:
Prof. Aline Zoppa – Anhembi-Morumbi
Organização:
Congresso Vet em Foco e Insituto IBVet
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS
Serão descritos neste edital, sendo de responsabilidade dos autores a veracidade dos conteúdos apresentados.
É de responsabilidade da Comissão de Avaliadores, avaliar os trabalhos, desde sua formatação, conteúdo relevante e respeito às normas éticas.
No momento da submissão do resumo o autor deverá definir se o trabalho participará da avaliação para apresentação oral, e se consequentemente se concorrerá ao prêmio.
A Apresentação de Trabalhos acontecerá durante o Congresso VET EM FOCO – IBVET, de 25 a 27 de abril de 2023.
Etapas:
etapa 1 – submissão trabalhos
etapa 2 – avaliação pela comissão avaliadora
etapa 3 – aprovação dos trabalhos
etapa 4 – montagem dos posters
etapa 5 – apresentação dos posters
etapa 6 – seleção dos finalistas
etapa 7 – apresentação oral
etapa 8 – entrega dos prêmios
A – Trabalhos científicos:
Trabalhos científicos:
1) Trabalhos vinculados a dissertações de mestrado (Stricto sensu)
2) Trabalhos vinculados a teses de doutorado (Stricto sensu)
3) Trabalhos vinculados a projetos de pós-doutoramento
4) Trabalhos vinculados a Grupos de Pesquisa
Entende-se por trabalho científico, projetos de pesquisa, com hipótese, material e método específico e detalhado, resultados concluídos, avaliações estatísticas e conclusões.
B – Trabalhos de Residentes /Pós-graduação Lato sensu (Especialização):
1) Trabalhos de conclusão de curso vinculados a Programa de Residência
2) Trabalhos de conclusão de curso vinculados a Programa de Aperfeiçoamento
3) Trabalhos de conclusão de curso vinculados a Programa de Aprimoramento
4) Trabalhos de conclusão de curso vinculados a Pós-graduação Lato sensu (Especialização)
Entende-se nesta categoria, trabalhos concluídos ou em andamento, realizados por Médicos Veterinários vinculados a alguns dos programas citados, em Instituições de Ensino Públicas ou Privadas, ou a Programas de Pós-graduação Lato sensu.
C – Trabalhos Iniciantes
– Trabalhos Iniciantes: fazem parte desta categoria: trabalhos de Iniciação Científica, relatos de caso, trabalhos de divulgação, levantamentos bibliográficos e levantamento retrospectivo de casos.
• Trabalhos de conclusão de curso de graduação em Medicina Veterinária: entende-se por trabalho de conclusão de curso de graduação, trabalhos já apresentados pelo graduando em sua Instituição de Ensino, sendo necessário
apresentação do termo de concordância da Instituição e orientador.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO RESUMO
A – Categoria Trabalho Científico
O resumo deverá ser apresentado em parágrafo único, com no máximo 250 palavras, letra Arial, número 11, parágrafo justificado e espaçamento simples.
O resumo deverá conter Introdução, Material e Método, Resultados com análise estatística, Discussão, Conclusão e Palavras-chave.
O corpo do resumo não deve conter identificação da Instituição ou local de origem da pesquisa.
Título, autores e referências bibliográficas serão inseridos em locais separados, não sendo incluídos nas 250 palavras do conteúdo do resumo.
Os autores deverão ser colocados em ordem de preferência para publicação e identificados pelo sobrenome, seguido das iniciais. A instituição de origem dos autores deverá ser identificada por numeração colocada na forma sobrescrita ao final de cada nome, e escrita abaixo dos nomes dos autores.
Não serão aceitos resumos com figuras, gráficos e/ou tabelas.
Não serão aceitos resumos fora da formatação proposta.
No corpo do resumo não há obrigatoriedade de citação das referências bibliográficas.
No corpo do resumo é obrigatório a citação do número do processo ou protocolo da Comissão de Ética da Instituição de origem.
B – Categoria Trabalhos de Residentes /Pós-graduação Lato sensu (Especialização)
O resumo deverá ser apresentado em parágrafo único, com no máximo 250 palavras, letra Arial, número 11, parágrafo justificado e espaçamento simples.
O resumo deverá conter Introdução, Descrição do conteúdo, Discussão, Conclusão e Palavras-chave.
O corpo do resumo não deve conter identificação da Instituição ou local de origem da pesquisa.
Título, autores e referências bibliográficas serão inseridos em locais separados, não sendo incluídos nas 250 palavras do conteúdo do resumo.
Os autores deverão ser colocados em ordem de preferência para publicação e identificados pelo sobrenome, seguido das iniciais. A instituição de origem dos autores deverá ser identificada por numeração colocada na forma sobrescrita ao final de cada nome, e escrita abaixo dos nomes dos autores.
Não serão aceitos resumos com figuras, gráficos e/ou tabelas.
Não serão aceitos resumos fora da formatação proposta.
No corpo do resumo não há obrigatoriedade de citação das referências bibliográficas.
Entende-se por Descrição do Conteúdo, relato e descrição de um caso de relevância clínica, revisão bibliográfica detalhada de um tema, descrição de uma compilação de casos (retrospectivo).
C – Categoria Iniciantes
O resumo deverá ser apresentado em parágrafo único, com no máximo 200 palavras, letra Arial, número 11, parágrafo justificado e espaçamento simples.
O resumo deverá conter Introdução, Descrição do conteúdo, Discussão, Conclusão e Palavras-chave.
O corpo do resumo não deverá conter identificação da Instituição ou local de origem da pesquisa.
Título, autores e referências bibliográficas serão inseridos em locais separados, não sendo incluídos nas 200 palavras do conteúdo do resumo.
Os autores deverão ser colocados em ordem de preferência para publicação e identificados pelo sobrenome, seguido das iniciais. A instituição de origem dos autores deverá ser identificada por numeração colocada na forma sobrescrita ao final de cada nome, e escrita abaixo dos nomes dos autores.
Não serão aceitos pedidos de alterações das identificações dos autores depois da submissão.
Não serão aceitos resumos com figuras, gráficos e/ou tabelas.
Não serão aceitos resumos fora da formatação proposta.
No corpo do resumo não há obrigatoriedade de citação das referências bibliográficas.
Entende-se por Descrição do Conteúdo, relato e descrição de um caso de relevância clínica, revisão bibliográfica detalhada de um tema, descrição de uma compilação de casos (retrospectivo).
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER
Todos os participantes deverão fixar o pôster na data e horário específicos de acordo com sua categoria, sendo obrigatório a permanência do autor apresentador na frente do pôster durante a sessão de apresentação, para discussão sobre os trabalhos.
Durante a sessão de apresentação a Comissão Avaliadora escolherá os 5 (cinco) trabalhos de cada categoria, que participarão de sessão de apresentação oral.
Pôsteres sem a presença do autor apresentador não serão avaliados para a apresentação oral e consequentemente não serão mais concorrentes à premiação.
A – Categoria Trabalho Científico
O pôster terá 90 cm de largura por 120 cm de altura, devendo conter o conteúdo do resumo, acrescido de figuras, gráficos e tabelas, conforme a necessidade.
No pôster os subtítulos: Introdução, Material e Método, Resultados, Discussão e Conclusão, devem ser escritos antes do início de cada parágrafo.
As citações das Referências Bibliográficas devem ser acrescidas no pôster.
O pôster deve ser confeccionado em papel de forma que seja possível cola-lo em local específico. A organização do evento cederá material para os participantes efetuarem a colagem dos pôsteres.
B – Categoria Trabalhos de Residentes /Pós-graduação Lato sensu (Especialização)
O pôster terá 90 cm de largura por 120 cm de altura, devendo conter o conteúdo do resumo, acrescido de figuras, gráficos e tabelas, conforme a necessidade.
No pôster os subtítulos: Introdução, Descrição do Conteúdo / Discussão / Conclusão, devem ser escritos antes do início de cada parágrafo.
As citações das Referências Bibliográficas devem ser acrescidas no pôster.
O pôster deve ser confeccionado em papel de forma que seja possível cola-lo em local específico. A organização do evento cederá material para os participantes efetuarem a colagem dos pôsteres.
C – Categoria Iniciantes e Trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC)
O pôster terá 90 cm de largura por 120 cm de altura, devendo conter o conteúdo do resumo, acrescido de figuras, gráficos e tabelas, conforme a necessidade.
No pôster os subtítulos que identificam cada parte do trabalho, como por exemplo: Introdução / Descrição do Conteúdo / Discussão / Conclusão, devem ser escritos antes do início de cada parágrafo.
As citações das Referências Bibliográficas devem ser acrescidas no pôster.
O pôster deve ser confeccionado em papel de forma que seja possível cola-lo em local específico. A organização do evento cederá material para os participantes efetuarem a colagem dos pôsteres.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL
Os trabalhos selecionados pra apresentação oral serão identificados na noite do dia 25 para o dia 26 de abril, com uma roseta de destaque no próprio poster.
A – Categoria Trabalho Científico
As apresentações orais terão um tempo máximo de 10 minutos, sendo 5 para apresentação e 5 minutos para discussão.
Os trabalhos selecionados para a premiação serão divulgados durante a Cerimônia de Encerramento do evento.
O conteúdo das apresentações deverá ser o mesmo do resumo e pôster, podendo ser acrescido de vídeo.
Os autores deverão procurar o centro de informática do evento para inserção das apresentações no computador do evento, até uma hora antes do início da sessão.
B – Categoria Trabalhos de Residentes /Pós-graduação Lato sensu (Especialização)
As apresentações orais terão um tempo máximo de 10 minutos, sendo 5 para apresentação e 5 minutos para discussão.
Os trabalhos selecionados para a premiação serão divulgados durante a Cerimônia de Encerramento do evento.
O conteúdo das apresentações deverá ser o mesmo do resumo e pôster, podendo ser acrescido de vídeo.
Os autores deverão procurar o centro de informática do evento para inserção das apresentações no computador do evento, até uma hora antes do início da sessão.
C – Categoria Iniciantes e Trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC)
As apresentações orais terão um tempo máximo de 10 minutos, sendo 5 para apresentação e 5 minutos para discussão.
Os trabalhos selecionados para a premiação serão divulgados durante a Cerimônia de Encerramento do evento.
O conteúdo das apresentações deverá ser o mesmo do resumo e pôster, podendo ser acrescido de vídeo.
Os autores deverão procurar o centro de informática do evento para inserção das apresentações no computador do evento, até uma hora antes do início da sessão.
PREMIAÇÃO
A – Categoria Trabalho Científico
São candidatos ao prêmio de melhor trabalho científico, àqueles que passarem pelas seguintes etapas: resumo selecionado para apresentação em pôster; pôster selecionado para apresentação oral; realização da apresentação oral e receber a melhor média de notas da Comissão Julgadora.
B – Categoria Trabalhos de Residentes /Pós-graduação Lato sensu (Especialização)
São candidatos ao prêmio de melhor trabalho de residentes / pós-graduação lato sensu, àqueles que passarem pelas seguintes etapas: resumo selecionado para apresentação em pôster; pôster selecionado para apresentação oral; realização da apresentação oral e receber a melhor nota da Comissão Julgadora.
C – Categoria Iniciantes
São candidatos ao prêmio de melhor trabalho de iniciantes, àqueles que passarem pelas seguintes etapas: resumo selecionado para apresentação em pôster; pôster selecionado para apresentação oral e receber a melhor nota da Comissão Julgadora.
Considerações finais:
Parágrafo primeiro: A premiação destina-se ao trabalho melhor avaliado, e não ao apresentador, e será entregue ao autor apresentador.
Parágrafo segundo: Não será permitido a troca do autor apresentador de uma etapa para outra, devendo ser este identificado no momento da submissão do resumo, tendo seu nome grifado na lista de autores.
Parágrafo terceiro: Não será permitido a apresentação do trabalho pelo autor orientador para as categorias Trabalho Científico / Trabalhos de Residentes / Pós-graduação Lato sensu / Trabalhos de iniciantes, devendo este ser indicado como último autor na lista de autores do resumo.
Parágrafo quarto: O autor apresentador responsabiliza-se pela veracidade de ter participado ativamente do trabalho por ele apresentado.
Parágrafo quinto: A equipe organizadora se dá ao direito de alterar as regras dessa premiação caso essas alterações beneficiem o bom andamento do Prêmio, em especial para casos não previstos ou dúbios
.
Parágrafo sexto: A inscrição no Prêmio significa que o inscrito automaticamente concorda com todas as regras aqui descritas e que seguirá de boa fé datas e regras estabelecidas.
Conheça os ganhadores da 1ª edição – 2022
Para o 1º Lugar:
• Trabalhos de Residentes / Pós graduação e Lato sensu: SEPSE: OS CONSENSOS INCLUEM ANIMAIS ADEQUADAMENTE? por Suellen Rodrigues Maia
• INICIANTES: ESTUDO RETROSPECTIVO DE 78 CASOS DE MASTOCITOMA – por: Ingrid Mayara Cavalcanti
Para o 3º Lugar:
• CITOTERAPIA EM CÃO COM CERATOCONJUTIVITE SECA – Por: Larissa Pio
•DOENÇA DE HANSEN TIPO I: REABILITAÇÃO EM CÃO – Por: Julia Guimarães Herrera
•ULTRASSON EM FELINO HIPERTIREOIDE: RELATO DE CASO – Por: Desirée Rodrigues
Clique aqui e baixe os anais do Congresso VetScience – Medicina Veterinária em Foco
Faça sua inscrição:
A inscrição para o Prêmio Científico converte 99% do valor investido em desconto para participar de 01 dia do congresso Vet em Foco. Para a troca para a inscrição do congresso, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail: [email protected]
Já fez sua inscrição? Clique abaixo e envie seu trabalho para avaliação!